Workshops

Nossos WorkShops têm diversos objetivos. Desde disseminar os fundamentos da AEDP para quem ainda não conhece – como os que temos apresentado na PUC Rio – como para aprofundar alguns temas de interesse para nossos/as alunos/as.
Além dos WorkShops e MiniCursos ministrados pelos membros do Instituto AEDP Brasil, temos outros ministrados por membros do AEDP Institute of New York como o Essential Skills I (ES 1) destinados aos/às profissionais já com Formação em AEDP, e que acontecerá entre Novembro/2020 e Junho/2021.

AEDP Essential Skills (ES1) em 5 Módulos: Novembro/2020 – Junho/2021.

Online, ao vivo, altamente interativo, e co-patrocinado pelo Instituto AEDP Brasil, este curso será ministrado em inglês com tradução simultânea para o português, em horários diários projetados para acomodar o Brasil e Américas.

Sobre o Essential Skills (ES1): O curso AEDP Essential Skills fornecerá habilidades práticas para a aplicação da AEDP, bem como uma imersão completa na teoria subjacente à prática. Nosso objetivo é ensinar, tanto com o lado esquerdo, como, com o lado direito do cérebro, os diferentes tipos de intervenções clínicas para que as/os participantes saibam compreender e sentir como “fazer” a AEDP. O conteúdo programático, em todas as aulas, inclui apresentações didáticas da teoria, juntamente com vídeos de sessões reais conduzidas pelo corpo docente do AEDP Institute, seguidas de exercícios experienciais em pequenos grupos.

Rotina para cada módulo: As habilidades AEDP são introduzidas com seus fundamentos teóricos e, em seguida, com ilustrações por meio de vídeos de atendimento clínico. As habilidades são, então, praticadas em exercícios experienciais em grupo.

Em cursos online, exercícios experienciais, excepcionalmente eficazes, são realizados em “salas de descanso” online com colegas que falam inglês ou português.

Docentes, Assistentes Experienciais e Vídeo Clínico: Estas são as marcas de todos os treinamentos AEDP. Na AEDP, nos orgulhamos de quão completa e, profundamente, buscamos desfazer a solidão profissional e nos engajarmos no ensino clínico rigoroso. Nosso corpo docente é excelente como acadêmicos, clínicos e professores. Os participantes apreciam profundamente a eficácia com que o vídeo clínico dos apresentadores do corpo docente demonstra a “AEDP em ação”. E o corpo docente tem acompanhamento qualificado de um grande número de Assistentes Experienciais – até, e muitas vezes, incluindo um Assistente Experiencial para cada quatro participantes – fluentes em inglês para falantes de inglês, e fluentes em português para falantes de português. As/os participantes elogiam a excelente atenção e apoio que recebem neste ambiente de aprendizagem único.

Resumo do curso, objetivos e pré-requisitos

O que consideramos as “habilidades essenciais” da AEDP serão demonstradas didaticamente e exploradas experimentalmente para que as/os participantes desenvolvam um sentido e uma compreensão cognitiva próprias. Um componente chave das práticas experienciais é a oportunidade de “experimentar” conjuntos de intervenções como terapeuta e recebê-los como cliente. Descobrimos que aprender novas habilidades pode dar origem a experiências de segurança, segurança do apego, transformação, coragem terapêutica aumentada e fenômenos relacionados; precisamente os tipos de experiências que a AEDP facilita para seus clientes. Todos os dias, as/os professores do curso conduzem pequenos grupos na prática de habilidades essenciais da AEDP. O tempo concentrado que as/os participantes passam juntos imersos na aprendizagem conduz inevitavelmente ao desenvolvimento de uma cultura de confiança e generosidade que permite assumir riscos, e um ambiente de apoio que é exclusivamente adequado para uma aprendizagem ideal.

Tópicos e corpo docente por módulo

Karen Kranz, PhD, RPsych, membro do corpo docente sênior da AEDP, ensinará os módulos 1, 3 e 5 e atuará para garantir a continuidade entre os módulos.

Dra. SueAnne Piliero, e outro/a professor/a do corpo docente da AEDP (a ser anunciado/a) irão ensinar os módulos 2 e 4.

Módulo 1 ministrado pela coordenadora do curso Karen Kranz, PhD, RPsych

1a: Cura desde o início: acompanhamento do fenômeno de transformação, postura e momento a momento

1b: O Modelo dos 4 Estados, Linguagem Experiencial e o Uso do Self

Módulo 2 ministrado por SueAnne Piliero, PhD

2a: Construindo, renovando e reconstruindo um apego terapêutico seguro: não é um tipo de acordo definitivo

2b: Trabalhando com Defesa e Ansiedade Parte 1

Módulo 3 ministrado pela diretora do curso Karen Kranz, PhD, RPsych

3a: Integração em ação: processamento meta-terapêutico e processos transformacionais

3b: Revendo e Antecipando: Atenção Especial à Experiência Afetiva Básica Adaptativa e Desadaptativa do Estado 2

Módulo 4 ministrado por professor/a do corpo docente (será anunciado em breve)

4a: Trabalhando com as Defesas e Ansiedade Parte 2

4b: A Experiência da Experiência Emocional: O Processamento Completo das Emoções

Módulo 5 ministrado pela coordenadora do curso Karen Kranz, PhD, RPsych

5a: O Trabalho com a Experiência Transformacional: Afetos Transformacionais e Estado Essencial (Core State)

5b: Revendo o que aprendemos: Assistindo e Acompanhando Juntos

 

Objetivos do curso

No final deste curso, as/os participantes serão capazes de:

• Demonstrar a postura do/a terapeuta AEDP: acolher, afirmar, validar, orientar
• Construir segurança e desfazer solidão
• Aplicar o rastreamento momento a momento na prática clínica
• Construir segurança e conexão diádica
• Construir e reconstruir um apego seguro
• Integrar o trabalho em direção à saúde às forças de transformação desde o início
• Classificar diferentes aspectos no Triângulo da Experiência, incluindo processos verbais e somáticos, para otimizar a sintonia e acelerar o processo em direção à saúde
• Analisar os 4 Estados do Processo Transformacional: O trabalho com o trauma relacional em uma primeira sessão
• Integrar o processamento meta-terapêutico e processos transformacionais
• Expressar a experiência da experiência emocional: processamento de emoções até a sua conclusão
• Definir estilos de apego e utilizar diferentes intervenções de acordo com o estilo de apego
• Utilizar várias maneiras de regular a ansiedade, contornar as defesas e outras forças inibitórias que bloqueiam o progresso na terapia
• Descrever como regular / aliviar a ansiedade e vestígios de vergonha
• Identificar e acessar experiências afetivas essenciais
• Identificar expressões das forças de transformação nos clientes
• Praticar o uso das forças de transformação como catalisador para maximizar o trabalho na direção da saúde do paciente

Pré-requisitos

Além de ser terapeuta inscrita/o no CRP, antes de fazer este curso de Habilidades Essenciais (ES1), você deve ter concluído o Immersion Course do AEDP Institute of New York ou a Formação em AEDP do Instituto AED Brasil – reconhecido pelo AEDP Institute – que confirmará que você está apta/o a fazer o curso (veja detalhes abaixo).

Localização, datas e horários do curso

Horários Diários projetados para acomodar o Brasil e Américas
Brasil, Rio de Janeiro: das 13h00 às 17h00
América do Norte, Leste: das 12h00 às 16h00
América do Norte, Pacífico: das 9h00 às 13h00

Datas

Módulo 1: 4 horas / dia, Sexta – Segunda: 6 de Novembro/20 – 9 de Novembro/20
Módulo 2: 4 horas / dia, Sexta – Segunda: 5 de Março/21 – 8 de Março/21
Módulo 3: 4 horas / dia, Sexta – Segunda: 9 de Abril – 12 de Abril
Módulo 4: 4 horas / dia, Sexta – Segunda: 21 de Maio – 24 de Maio
Módulo 5: 4 horas / dia, Sexta – Segunda: 25 de Junho – 28 de Junho

Requisitos para participar efetivamente online

Você precisará de um espaço privado com uma conexão de Internet confiável para um computador desktop / laptop que tenha vídeo e microfone.
É sua primeira vez ou tem pouca experiência no aprendizado online? Suporte e treinamento técnico básico são fornecidos com antecedência e durante todo o curso online.

Taxa de Inscrição e Curso

Brasileiras/os: Pré-requisitos e Taxas de Registro
Além de ser terapeuta licenciada/o, antes de fazer este curso de Essential Skills (ES1), deve ter concluído o Immersion AEDP ou a Formação em AEDP do Instituto AEDP Brasil – reconhecido pelo AEDP Institute – que confirmará que você está apta/o.

Taxa do curso

R$ 2.800,00 (BRL)

Inscrições

Matrículas até 20 de Outubro

Envie um e-mail para contato@institutoaedpbrasil.com e nós, do Instituto AEDP Brasil, entraremos em contato com você.

Coordenadora do Curso
Karen Kranz, PhD, RPsych

Karen Kranz, PhD RPsych (branca, cis-gênero feminino, ela / dela / ela, queer) é psicóloga em consultório particular em Vancouver, Canadá, desde 2000. Suas áreas de interesse em AEDP estão tornando o trabalho com clientes e terapeutas cada vez mais relacional e experiencial. Continuamente desafiada e intrigada por emoções centrais e patogênicas, seu próximo artigo sobre afeto patogênico tem o título provisório de “Rock Logic & Rabbit Holes: The Phenomenology of Pathogenic State of Consciousness & your Impact on the Therapist’s State of Consciousness and Therapist-Client Intersubjectivity.”

Após o curso de imersão, iniciou a supervisão com a Dra. Diana Fosha – “naquela época, tudo o que me interessava era me tornar uma clínica melhor; a certificação AEDP como terapeuta e supervisora, e me tornar professora nunca foram minhas ambições. No entanto, à medida que aprofundava meu conhecimento e experiência de AEDP e da comunidade AEDP, eu percebi que era por meio do processo de certificação como terapeuta, como supervisora, e agora, no ensino e na escrita acadêmica, fui me tornando uma melhor terapeuta”.

Com a AEDP, a Dra. Kranz afirma que encontrou um lar terapêutico e uma comunidade de colegas – “eu nem sabia que estava procurando por um, ou talvez mais apropriadamente não estava procurando porque não acreditava que tal lar existisse”.

Nacional e internacionalmente, a Dra. Kranz supervisiona e ministra cursos de imersão, habilidades essenciais (ES1), habilidades avançadas (ES2) e treinamento básico. Autora do artigo “Tornando a supervisão AEDP relacional e experiencial: Cultivando a capacidade afetiva receptiva no supervisionado e no cliente”, publicado na revista AEDP Transformance, seu artigo mais recente é “A primeira sessão em AEDP: Cura desde o início, aproveitando a transformação e co-criando um apego seguro” (no prelo) será publicado em Desfazendo a solidão e a transformação do sofrimento em AEDP florescente 2.0, D. Fosha (Ed.)

 

SueAnne Piliero, Ph.D é professora Sênior e membro fundador do AEDP Institute of New York. Dra. Piliero tem ampla experiência – nacional e internacional – no ensino da AEDP para uma ampla gama de públicos clínicos. Participa como palestrante e docente de Seminários e WorkShops experienciais para várias universidades e organizações de saúde em todo o país.

Dra. Piliero é treinadora líder e consultora individual de pequenos grupos, muito procurada por médicos em todo o mundo. É conhecida por seu estilo de ensino caloroso e envolvente e sua capacidade de comunicar tópicos complexos com humor e clareza. É também conhecida por seu poderoso trabalho clínico. Seus vídeos clínicos demonstram como até os indivíduos mais traumatizados podem ser transformados.

Dra. Piliero é Doutora pela Adelphi University, e Mestra em Desenvolvimento Humano e Psicologia, pela Harvard. Seus interesses clínicos e especialidades estão em trauma, PTSD, dissociação e as maneiras pelas quais a mente, o corpo e o espírito estão fortemente posicionados para transformá-los. Ensina, supervisiona e realiza sua prática clínica na cidade de Nova Iorque.

 

Manhã com AEDP

Viemos ao mundo para nos conectar e nos ligar afetivamente a outras pessoas e, quanto mais segurança sentimos no ambiente que nos encontramos, mais criativamente exploramos o mundo a nossa volta. O grande número de modelos psicoterápicos existente revela o esforço para atender a complexidade do humano e os desenvolvimentos contemporâneos das ciências afins. O campo das psicoterapias está em constante mobilização na busca de teorias e ações que promovam a sustentação dos processos da mudança almejada. O que então se observa na prática clínica é que cada vez mais a interseção de modelos vem se tornando uma realidade. Este é o olhar das Psicoterapias Integrativas, nas quais a AEDP – Accelerated Experiential Dynamic Psychotherapy – se inclui.

Este é um evento onde apresentamos de forma breve a proposta psicoterapêutica AEDP. Esta é uma oportunidade para todas pessoas interessadas – profissionais e estudantes do campo da psicologia e outros saberes relacionados à saúde mental – para integrar nossos conhecimentos e viver ares frescos da psicoterapia integrativa que o Curso de Formação AEDP possibilita.

A edição 2021 ocorrerá em data a ser confirmada. Acompanhe em nosso Facebook e Instagram.

 

Outros Eventos

(Devido à pandemia, estes eventos não puderam ser realizados. Estamos estudando alternativas e a possibilidade de implementá-los em 2021)

Compaixão/Autocompaixão,”, por Regina Pontes

Vergonha: uma questão delicada”, por Regina Pontes

O que as Neurociências têm a dizer diretamente pra psicólogos?”, por Dra. Liana Lima Portugal

Aprofundar para integrar: a Psiquiatria para Psicoterapeutas”, por Dr. Sergio Rocha