Regina Pontes

É supervisora certificada AEDP e tem dedicado sua vida profissional à prática e ao ensino da Psicoterapia. Tem como foco de trabalho a atenção às emoções envolvidas nas experiências de apego vividas ao longo do desenvolvimento humano e de como as vivências são facilitadoras e dinamizadoras de transformações poderosas e gratificantes.

Professora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde ministra aulas de Psicoterapia, Avaliação Psicológica e Treinamento Clínico, desde 1992. É também psicóloga clínica e terapeuta de casais.

Ao longo do seu percurso acadêmico, trabalhou durante 20 anos no Serviço de Psiquiatria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, onde conduziu grupos de Psicoterapia, ministrou aulas de Brief Dynamic Psycotherapy e trabalhou com tratamentos clínicos nas modalidades individual e grupo.

Regina Pontes tem treinamento extensivo em Experiência Somática e é Formadora de Instrutores de Mindfulness pelo Mindfulness Trainings International. Seu background e capacitação tem sido sempre acompanhados da perspectiva Psicodinâmica Integrativa em Psicoterapia, seja nos modelos que contemplam as modalidades individual ou grupo. Obteve seu Mestrado a partir do desenvolvimento de um Modelo de Psicoterapia Dinâmica Focal de Grupo, no qual trabalhou extensa e intensamente durante 10 anos, expandindo a Psicoterapia em grupo para contextos específicos.

Depois de ser apresentada à teoria de Diana Fosha, participou dos Cursos de Imersão 1 e 2, de workshops e seminários nos quais recebeu capacitação de Kari Gleiser, phD, Faculty Member of AEDP Institute of New York. Desde então, seu interesse e foco tem sido expandir a AEDP no ambiente acadêmico através de workshops e palestras.

Desde que a vocação e habilidades profissionais em novas clínicas têm sido suas grandes paixões, em 2006, com Maria Cândida Sobral Soares, fundou o Instituto AEDP Brasil, o primeiro também na América Latina, onde coordena e ministra cursos, desenvolve orientações acadêmicas e treinamento clínico em AEDP.

reginapontes60@gmail.com
+55 21 2579 3568
+55 21 99967 4771
Registro Profissional CRP 5/21221
http://lattes.cnpq.br/8185750912339892


Maria Cândida Sobral Soares

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, desde 1973. Atuou como psicóloga escolar e em clínicas de atendimento a crianças especiais, tendo como foco principal o trabalho com grupos. Durante este percurso participou de vários cursos e supervisões afins.

Posteriormente, desenvolveu sua trajetória profissional na área de Recursos Humanos tendo atuado como responsável da área de seleção e treinamento. Esta vivência fez com que se especializasse em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Durante este período, também se dedicou aos estudos da Psicanálise tendo atuado em diversas entidades – em especial, no Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições (IBRAPSI). Em 1980, inicia sua atuação como Psicoterapeuta.

Durante 7 anos dedicou-se com profundidade aos Estudos em Psicanálise do Sensível, com a Dra. Ivanise Fontes.

Na procura por recursos para dinamizar a Psicoterapia, buscou a pós-graduação em Psicoterapia Psicodinâmica Breve no Departamento de Psiquiatria da Santa Casa da Misericórdia, do Rio de Janeiro, onde, em seguida, foi coordenadora pedagógica e realizou diversos atendimentos individuais e em várias modalidades de Psicoterapia em grupo.

Foi então no ano 2000, após ter assistido a uma palestra de Diana Fosha, no Rio de Janeiro, que tomou conhecimento da AEDP. O que mais lhe chamou a atenção nesta abordagem foi a possibilidade de organizar o material clínico apresentado pelo paciente - sem perder sua profundidade - alicerçado em várias áreas do saber. Após este primeiro contato, participou de várias conferências ministradas pelo AEDP Institute of New York, com destaque para o Immersion Course 1 e 2, e recebeu sua certificação como Psicoterapeuta e Supervisora sob a orientação da Dra. Kari Gleiser. Complementando essa formação, fez o treinamento em Experiência Somática.

Apaixonada e dedicada a esta abordagem, em 2006, com Regina Pontes, fundou o Instituto AEDP Brasil, o primeiro também na América Latina, onde exerce funções de coordenadora, professora e supervisora.

Hoje, pensar a AEDP é se encantar com a integratividade que essa modalidade contém, com os recursos bem direcionados às intervenções clínicas, com o poder do foco na transformação através da expressão dos afetos, mas principalmente na humanidade por ela iluminada.

Maria Cândida Sobral Soares é ainda co-autora do livro "Virando Gente: a história do nascimento psíquico”. São Paulo: Ideias & Letras, 2014.

mcandida.ssoares@gmail.com
+55 21 99227 7780
Registro Profissional CRP 05/2700